Com respeito, gratidão e amor em todo o meu ser venho aqui falar abertamente à comunidade mundial.

Na minha jornada pessoal tenho aprendido sobre respeito. Do latim respectus, nas definições do Oxford  significa “consideração, atenção”  e no Dicio.com.br se refere a “ação de olhar para trás”. Minha mestra de Reiki Xamânico Amadeus, Edilene Bezerra, trouxe uma definição linda: “olhar novamente”. Assim percebo que cada pessoa, expressão ou opinião merece esse olhar atento com consideração e se ainda assim não for suficiente, podemos olhar novamente. Lá atrás na história daquele que comunica, na nossa própria história e na história da humanidade em algum ponto encontraremos algo que ressoe e faça sentido para nós. Se olharmos para frente, essa nova perspectiva pode nos ajudar a compreender também. Assim, no agora, escolho respeitar a tudo e todos. Sem julgar se é certo ou errado, melhor ou pior, bem ou mal, nem entrar em outras dualidades comparativas, prefiro apenas observar e respeitar. Cada pessoa com suas escolhas, suas crenças, seus valores, sua história de vida, cultura e ancestralidade. Cada ser como contribuição para o todo e seguimos vibrando respeito a todos os seres.

A gratidão é um passo a mais.  O simples ato de agradecer por uma graça recebida nos conecta com a gratidão. Quando avançamos nessa direção percebemos que agradecer pelas coisas simples que nos acontecem se torna uma Graça. Quanto mais sentimos a gratidão, mais percebemos ela como uma vibração que emana dentro de nós. Assim nos tornamos gratos, unos com a gratidão e a partir daí a compreensão sobre a gratidão pela vida se amplia. Ao sentirmos a gratidão pela vida podemos experienciar a gratidão por tudo o que há e por tudo o que acontece. Não selecionamos mais o que agradecer. Percebemos que tudo o que acontece no mundo, nessa vida, nessa experiência da humanidade na Terra é uma oportunidade de agradecer, mesmo naquelas situações que não nos são muito agradáveis ou classificamos como ruins. Há um aprendizado e um avançar em todas as experiências. Assim sentimos a gratidão por cada instante vivido e seguimos vibrando em gratidão. Cada ser como contribuição para o todo e seguimos vibrando gratidão a todos os seres.

Ah, o amor! Qualquer ser que tenha experienciado o amor em algum momento da sua existência sente, sabe e percebe como transformador e curador ele é. E mesmo sem percebê-lo ou senti-lo ele está entre nós, em nós e em tudo o que há. Como cantou Renato Russo da Legião Urbana em Monte Castelo:

“Ainda que eu falasse a língua dos homens

E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria

É só o amor, é só o amor

Que conhece o que é verdade

O amor é bom, não quer o mal

Não sente inveja ou se envaidece”

A verdade tão debatida e reivindicada por muitos é mais simples do que parece ser. Ao desapegar das disputas, competições, julgamentos e comparações percebemos que o amor está na vibração primordial da criação, da vida, da existência, do divino e do humano. Se escolhermos colocar ao menos uma gota de amor em nossas vidas, nas situações, relações e nas experiências perceberemos como ele é universalmente curador e supera todas as diferenças. Traz a paz, a bem-aventurança, a solidariedade, a compaixão e a união.  Assim sentimos o amor em cada instante vivido e seguimos escolhendo experienciar o amor. Cada ser como contribuição para o todo e seguimos vibrando amor a todos os seres.

Fundamentadas nesses 3 princípios do respeito, gratidão e amor estão as atividades, vivências, cursos, formações e publicações apresentadas à comunidade mundial pela Xamaniversidade.

Assim acolhemos as pessoas de diversas culturas, origens, religiões, crenças e valores para que possamos avançar juntos na transformação pessoal via autoconhecimento, autocura e autoamor. Ao realizarmos a mudança em nós, dia após dia, contribuímos para a mudança do mundo. Isso pode ser muito inspirador.

No Brasil, as formações,  temas  e terapias utilizadas na Xamaniversidade estão bem próximas às Praticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICs)  https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares recomendadas pelo Ministério da Saúde, que também são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Caso encontre algo aqui que sinta não estar de acordo com os princípios do respeito, gratidão e o amor, sinta-se livre para falar conosco em https://xamaniversidade.com/contato e já lhe digo “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato”, como no Hoʻoponopono (prática havaiana antiga para à reconciliação e ao perdão).

“Sinto muito: Você assume a responsabilidade pelos atos da sua vida

Me perdoe: Você pede perdão a você mesmo e a Deus

Eu te amo: Você se reconecta com o amor e permite que ele flua na sua vida.

Eu sou grato: Você se mostra grato e confiante que a questão será resolvida para o bem maior de todos “

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ho%CA%BBoponopono

Finalizo com todo o respeito às práticas ancestrais e contemporâneas utilizadas nas diversas culturas do mundo, honrando aos que vieram antes com um pedido de bençãos para todos.

Agradeço por tudo, por todos os seres e por todas as experiências da minha existência e todos os aprendizados em todos os planos, dimensões e tempo-espaços. Gratidão!  Gratidão! Gratidão!

Deixo aqui toda vibração amorosa, que chegue a todos os seres em todos os mundos.

Um beijo no seu coração, 😘❤️

Caminho do Amor